OceanTech é destacado na rubrica Oceano de Esperança da Revista Visão
Data: 30/11/2020Oceano de Esperança é uma rubrica da Visão com o objetivo de dar voz a pessoas e organizações que trabalham para construir um planeta e um futuro mais sustentável.
Oceano de Esperança é uma rubrica da Visão com o objetivo de dar voz a pessoas e organizações que trabalham para construir um planeta e um futuro mais sustentável.
Tiago Rebelo, Diretor da Unidade de Desenvolvimento de Produto e Serviço no CEiiA, falou ao Oceano de Esperança sobre o projeto OceanTech, focando nos grupos de trabalho no qual o CEiiA contribui, nomeadamente os protótipos dos robôs desenhados para este projeto.
No artigo, Tiago destaca a dificuldade que ainda persiste na investigação subaquática, “Tecnicamente, é quase tão difícil ir à Lua como ao fundo dos oceanos. Conseguimos até criar representações em 3D perfeitas da superfície lunar e de Marte, mas continuamos a não ser capazes de fazer o mesmo com os nossos fundos marinhos.”
Todavia, os resultados do projeto assumem-se como promissores. “Após três anos de desenvolvimento, os robôs entraram agora na fase final de desenho e início da produção do protótipo. Seguir-se-ão testes, primeiro em águas pouco profundas e, mais perto do verão, já em mar aberto, com a ajuda dos navios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera”.
Segue-se agora a validação da candidatura - que pretende estender o limite da plataforma continental Portuguesa para além das 200 milhas marítimas - que ainda aguarda avaliação.