Etapa atingida com sucesso!


Etapa atingida com sucesso!

Data: 24/07/2019

O seu objetivo fundamental passa por gerar novo conhecimento técnico-científico que permitirá desenvolver, construir e oferecer novos produtos, processos e serviços para o oceano profundo.


O projecto OceanTech, liderado pela Abyssal e co-promovido pelo IPMA, o CEiiA, a TEKEVER AS, a OceanScan, a Universidade do Porto, a TEKEVER ASDS, a Usimeca, a Universidade do Algarve, a Critical Materials, a TEKEVER TI e o Técnico Lisboa, apresenta-se como um programa mobilizador estratégico, de Investigação e Desenvolvimento.

O seu objetivo fundamental passa por gerar novo conhecimento técnico-científico que permitirá desenvolver, construir e oferecer novos produtos, processos e serviços para o oceano profundo. Conhecimento este para disponibilizar no mercado global. 

O programa tem uma duração de 36 meses, sendo que nele estarão envolvidos cerca de 130 recursos especializados, num investimento total de aproximadamente 8 M€. 

Deste resultarão onze novos produtos demonstrados em ambiente de operação. No seu conjunto disponibilizarão um novo serviço que assenta na completa integração das operações marinhas e do seu controlo a partir de centros em terra. Assim, oferecerá uma nova visibilidade sobre as mesmas, ao disponibilizar e comercializar informação relevante para os utilizadores finais. 

O arranque formal do projeto foi dado a 4 de Dezembro de 2017, tendo sido atingida recentemente a milestone dos 18 meses de trabalho. 

Em linha com o planeamento inicial, as principais atividades desenvolvidas nesse período resultaram em entregáveis (requisitos e especificações, arquitectura de sistema e design, projetos do sistema) que sustentam e justificam a solução que foi delineada. 

Foram entretanto iniciadas as atividades de desenvolvimento e prototipagem que consolidarão o trabalho anterior. A próxima grande milestone será a elaboração e entrega do segundo Relatório Técnico-Intercalar do projeto. 

A todos os co-promotores e respectivos colaboradores o nosso bem-haja pelo esforço e comprometimento demonstrado até ao momento. E votos de boas férias e merecido descanso a todos.

 

Financiamento