OCEANTECH


OceanTech: a aposta na economia do mar

O OceanTech apresenta-se como um programa mobilizador estratégico, de Investigação e Desenvolvimento, cujo objetivo fundamental passa por gerar novo conhecimento técnico-científico que permitirá desenvolver, construir e oferecer novos produtos, processos e serviços para o oceano profundo, a disponibilizar no mercado global. 

Os copromotores do programa pretendem romper com o atual paradigma, assente na necessidade dos agentes económicos acederem a informação – recolhida in situ, no oceano – destinada a agilizar processos de tomada de decisão associados às suas áreas de atuação, assumindo conjuntamente uma mesma missão: desenvolver, testar e validar uma solução pioneira e única no mercado mundial, assente, pela primeira vez, na utilização colaborativa de plataformas de recolha de dados distintas (veículos autónomos, plataformas fixas e veículos híbridos). Pretende-se com recurso a tecnologias disruptivas e sistemas de comunicação inovadores, conceber uma solução que garanta a comunicação entre as diferentes plataformas e entre estas e uma infraestrutura de suporte, e com o sistema de gestão de operações submarinas, integração de dados, tratamento e disponibilização de informação através de canais próprios.

Deste resultarão onze novos produtos demonstrados em ambiente de operação, que no seu conjunto disponibilizarão um novo serviço que, assente na completa integração das operações marinhas e do seu controlo a partir de centros em terra, oferecerá uma nova visibilidade sobre as mesmas, disponibilizando e comercializando informação relevante para os utilizadores finais.

Ver Ficha de Projeto

Produtos, Processos e Sistemas

PPS1 – Torpedo AUV

Uma nova geração de veículos submarinos autónomos (AUVs) modulares e com capacidades de operação coordenada/colaborativa. Esta nova geração de veículos do tipo Torpedo AUV terá maior autonomia para responder aos desafios da prospeção do mar em maior extensão, bem como será capaz de operar a maiores profundidades.

Ler mais
PPS2 – Seafloor Landers

Um sistema modular de dispositivos (landers) de baixo custo, configuráveis para recolha de dados no fundo do mar e para apoio a operações subaquáticas. Esta nova geração de plataformas fixas de aquisição de dados terá a capacidade de serem utilizados até 3000 metros de profundidade, sendo que serão desenvolvidos com recurso a novos processos de produção, novos materiais e otimizando a estrutura e os sistemas de comunicação e gestão de payloads.

Ler mais
PPS3 – Hybrid ROV/AUV

Uma nova geração de veículos submarinos híbridos, com a opção de atuarem como veículos autónomos (AUVs) ou veículos remotamente operados (ROVs). Esta nova plataforma de aquisição de dados será desenvolvida tendo por base os dois modos de operação - ROV ou AUV –, sendo que esta será projetada para ser utilizada em mar profundo, explorando a utilização de novos métodos de produção e novos materiais, aumentando modularidade e a automatização do veículo e desenvolvendo novos sistemas de comunicação, posicionamento navegação/controlo que poderão ser por si só valorizáveis no pós-projeto.

Ler mais
PPS4 – Infraestrutura de Suporte à Operação

Será desenvolvido uma nova geração de sistemas de lançamento e recolha multiplataforma/multimissão, um novo centro local (no navio) de controlo de operações e um novo sistema de docking de veículos em profundidade (com função de transferência de dados e carregamento de veículos).

Ler mais
PPS5 – Sistemas de Comunicação para Networking

Será desenvolvido um sistema de comunicação que permita a conectividade dos veículos entre si (V2V), com a infraestrutura (V2I) e com o sistema de gestão de operações, integração, tratamento de dados e disponibilização de informação (I2S).

Ler mais
PPS6 – Plataforma de Integração de dados, Tratamento e Disponibilização de Informação

Esta plataforma integrará os inúmeros benefícios associados aos atuais sistemas integrados de observação oceânica, com as atuais tendências em voga na gestão de operações subaquáticas. Assim, os fatores de inovação e de diferenciação deste sistema face às atuais soluções existentes no mercado são várias, permitindo o seu posicionamento em três sectores distintos de mercado: o Cientifico, o Industrial, e aquele relacionado com a Política Pública e implementação de legislação.

Ler mais
Financiamento